Neste blog muita informação sobre a história da Bossa Nova.
Acesso direto às publicaçòes no Rádio Forma & Elenco sobre:

Wilson Simonal, - Maysa, - António Carlos Jobim, - Tuca

Zecalouro, - Elis Regina , - Dick Farney , - Zito Righi


quarta-feira, 24 de outubro de 2007

A Parceria entre Baden Powell e Vinícius de Moraes

Programa de sabado, 20 de outubro 2007

O tema é a maravilhosa parceria musical entre o maior violonista do século 20, Baden Powell e nosso poetinha, Vinícius de Moraes. Baden Powell - O Grande Show


Vinícius de Moraes'Dois dos grandes da música brasileira, Baden Powell (considerado hoje como o maior violonista do século 20), e Vinícius de Moraes, o poeta da paixão, o branco mais negro do brasil (na linha direta de xangô), segundo ele mesmo.


Quando foram apresentados, por um amigo comum chamado Nilo Queiróz, que era aluno de violão de Baden, quem poderia imaginar o que viria de tão bomBaden Powell - Tempo Feliz como aconteceu. O próprio Nilo disse que imaginou que alguma coisa boa pudesse acontecer, mas não esperava tanto. E O Universo Musical com Baden Powellfoi oque aconteceu, uma das mais produtivas parcerias da música brasileira, principalmente no quesito qualidade.


No primeiro encontro, Baden ainda timidão, tocou algumas músicas para o poeta (na época também diplomata), depois foram marcando outros, e a coisa foi deslanchando, até o dia em que Baden foi para o apartamento de Vinícius, e ficou por lá, três meses mais ou menos,Vinícius de Moraes - Vinícius Poesia e Canção compondo e tomando apreço por um destilado que ele ainda não conhecia direito: O whisky escoçês, chamado por Vinícius de O Cachorro Engarrafado, o Os Afrosambas de Baden e Viníciusmelhor amigo do homem. E segundo pesquisas do próprio Vinícius, os dois abalaram a produção do malte da escocia daquele ano de 62. Mas os frutos foram muito bons, foi dessa temporada que saíram a maior parte dos Afro-Sambas, que seriam gravados alguns anos mais tarde, e se tornariam uma obra prima da música brasileira. Ouçam este F&E que conta e toca um pouco disso tudo.

Boa audição.

P.S.: Indico os livros: 'O violão vadio de baden powell' da jornalista francesa Dominique Dreyfus (editora 34), e 'Vinícius de Moraes-O poeta da Paixão' de José Castelo (Companhia das Letras), para um aprofundamento maior sobre a vida e obra destes dois gênios da música brasileira.

Leo & Martoni


 part 1

 part 2

.
.

3 comentários:

Frank "dr.crackle" disse...

Thank you very much for this post! the links are dead now. could you re-up please? kind regards from germany!

Martoni disse...

Hi Frank,

Thanks for visiting RF&E.
I tested the links and it stil works fine, would you please try again.


Greatings from Holland,

Martoni

rivillas disse...

What a beautiful post!! Could have the updated link? Thanks from Cali, Colombia